Em 2012 o Haras Cigano surgiu como a realização de um sonho.
Incentivado pelos avós desde a infância a lidar com os animais, o proprietário desenvolveu, ainda criança, um amor especial pelos cavalos.
O início da criação foi em Janaúba – MG onde Marcílio já possuía uma propriedade que adaptou às necessidades dos animais. No início chegou a ter alguns animais da raça Mangalarga Marchador, mas a força, versatilidade e beleza do Quarto de Milha rapidamente fizeram com que o foco da criação passasse a ser exclusivamente para essa raça.
No final de 2015, Sentindo a necessidade de acompanhar de perto a evolução do seu plantel, Marcílio adquiriu uma propriedade em Igarapé – MG, onde hoje é a sede oficial do Haras Cigano. A fazenda em Janaúba permanece como ponto de apoio da criação hospedando grande parte das matrizes do plantel.
Mesmo com pouco tempo como criador da raça Quarto de Milha o Haras Cigano tem contribuído muito para a Projeção nacional dos Criadores de Minas Gerais. O Haras possui hoje dois grandes reprodutores com coberturas vendidas para vários estados do país além de grandes matrizes que por possuírem um material genético diferenciado,como Shady Steel, El Shady Zorrero, Dash Ta Fame, dentre outras linhagens, enriquecem e auxiliam na contínua melhoria genética da raça.
Com a vinda do Garanhão Roxão Fred para a tropa, o Haras Cigano entrou com Pé direito nas competições de vaquejada.
O projeto que Marcílio está desenvolvendo para seu Haras, visa tornar seu plantel referência nacional do Quarto de Milha. E para que ele consiga atingir seu sonho ele conta com o apoio de grandes criadores e estudiosos da raça que o orientam desde o começo desse projeto.
Contribuir para a melhoria contínua da raça Quarto de Milha, gerando animais que expressem as características mais marcantes da raça e, acima de tudo, produzindo cavalos que possam competir em alto nível nas mais importantes provas equestres do Brasil.
Ser um haras de referência para a Raça Quarto de Milha, reconhecido por criadores profissionais e amadores pela qualidade na produção de cavalos campeões.
Simplicidade, organização, integridade, transparência, respeito ao ser humano e valorização do bem-estar e da vida animal.